menu
telefones
whatsapp
pesquisa
menu

Toque para acessar

Atendimento via Whatsapp

Seca: com novo recorde negativo da histria, nvel do Sistema Cantareira chega a 13,4%

Seca: com novo recorde negativo da história, nível do Sistema Cantareira chega a 13,4%

No mesmo período do ano passado, nível do mesmo reservatório estava em 62,1%

Fonte:noticias.r7.com

O nível de água no Sistema Cantareira continua caindo e registrou, mais uma vez, o pior índice de abastecimento da história. Nesta segunda-feira (31), o volume de água chegou a 13,4%, de acordo com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). Neste domingo, o nível estava em 13,5% e, no mesmo período do ano passado, o reservatório tinha 62,1% de água.

Como alternativas para evitar o racionamento de água na Grande São Paulo e na capital paulista, o governo corre para finalizar obras que vão utilizar o chamado "volume morto" das represas.

No entanto, o MPE (Ministério Público Estadual) pode ir à Justiça contra o uso do "volume morto" se a retirada da água do fundo das barragens acarretar riscos para o ecossistema. O Gaema (Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente) do MP de Piracicaba enviou ofícios à ANA (Agência Nacional de Águas), ao DAEE (Departamento Águas e Energia Elétrica) e à Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) pedindo informações sobre a retirada e se foram realizados estudos do impacto dessa medida.

Além disso, neste sábado (29), cálculos divulgados pela própria Sabesp projetam um cenário ainda mais pessimista para o fim do "volume útil" do Sistema Cantareira. A empresa estima que, no pior panorama, a água represada acima do nível das comportas do manancial que abastece 47% da Grande São Paulo e a região de Campinas se esgote em 21 de junho, nove dias após o início da Copa do Mundo.

Reduza o seu consumo de água de 40% a 70% com nossos produtos.

Ajude a economizar água com Econoágua

Fale Conosco

Compartilhe nas redes sociais
X