menu
telefones
whatsapp
pesquisa
menu

Toque para acessar

Atendimento via Whatsapp

banner 10 anos

Pode faltar gua na Copa do Mundo, alertam especialistas

A situação no Sistema Cantareira, que abastece 47% da Grande São Paulo, continua crítica. Em março, o índice registrado foi ainda pior do que nos meses anteriores: o reservatório chegou a operar com apenas 15% de sua capacidade. A seca é considerada a mais crítica desde 1953, ano em que o volume alcançava a marca de 39%.
Um comitê de técnicos monitora a situação e fez um alerta preocupante: o volume útil do manancial pode esgotar-se em julho. Essa revelação feita recentemente preocupa pesquisadores, governantes e os organizadores da Copa do Mundo, que será realizada no país neste período. Se confirmada a previsão dos especialistas, o ápice da escassez acontecerá durante o evento esportivo, pois a situação se agravará ainda mais com a grande presença de turistas e atletas no estado.
A saída, de acordo com os técnicos, é começar a usar o volume morto presente no sistema. Há mais de 400 bilhões de litros localizados no fundo do reservatório, abaixo das bombas que captam a água. Essa reserva é estratégica e nunca foi utilizada. Para que isso aconteça, no entanto, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) deve instalar equipamentos específicos para a captação, processo previsto para maio.

Fale Conosco

Compartilhe nas redes sociais
X